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TOLERÂNCIAS ACEITÁVEIS PARA CILINDROS E ROSCAS
Roscas e Cilindros são construídos normalmente com aço de nitretação, que dá na maioria dos casos excelentes resultados com uma duração relativamente longa de trabalho. Esse aço corresponde ao padrão Dian-34 CrALNi7 ou Din 1.8550. Após a nitretação gasosa em atmosfera de amônia, a profundidade da camada chega a 0.70mm e a dureza chega a 62 a 67 HRC.
As seguintes tolerâncias são aceitáveis para partes novas.
Cilindro = Diâmetro nominal
-0,020mm ; + 0,030mm
Rosca = Diâmetro nominal
-0,15mm ; - 0,25mm
Folgas admissíveis
0,15mm ; 0,30mm
Quando existe folga elevada entre cilindro e rosca, a extrusora, injetora ou sopradora apresenta redução na taxa de produção, especialmente em peças com pequenas áreas e alta pressão. Todavia, para o mesmo caso com queda de pressão, piora a qualidade do produto.
Uma folga de 050mm no diâmetro já exerce influência na taxa de produção.
A escolha de reposição do cilindro ou da rosca depende de fatores econômicos como perda de produção, aumento do refugo e custo da reposição.
A cylerscrew garante por experiência que substituindo a parte mais gasta, recuperando a outra ou as duas, a extrusora, injetora ou sopradora fica tão boa quanto nova. Podemos também substituir o conjunto atual por um novo com geometria adequada para os novos polímeros do mercado atual.
A vida útil de uma rosca e cilindro nitretado depende do material aplicado na sua fabricação (Cuidado com peças fabricadas com Sae 4140), precisão geométrica (Cuidado com peças que ignoram a tecnologia dos fluidos), velocidade da rosca, característica e qualidade da matéria prima a ser processada.
O conjunto de cilindro e rosca tendem a gastar mais em poucas centenas de horas processando materiais abrasivos ou com cargas e a render até anos com materiais ligeiramente abrasivos e com bastante fluidez.
Uma limpeza semanal no conjunto pode reduzir o desgaste do cilindro.
Ataques químicos aliado a excessivas pressões e temperaturas, com aumento de torque além do ideal, causa tensões internas no material da rosca, causando o aparecimento de trincas e torções que vão aumentando até a ruptura da rosca.
https://youtube.com/shorts/KjUIDfLdiPQ?feature=share
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